sábado, 21 de maio de 2011

Dia das Limpezas...


Ao sábado cá em casa é o chamado dia das limpezas, como quase todas as casas em Portugal. Antigamente durante a semana eu ia adiantando chegando mesmo a casa a ficar quase toda limpa à sexta- feira mas nestes últimos tempos tenho-me sentido tão cansada ao final do dia que acabo por não adiantar nada.
Era óptimo quando à quinta feira conseguia mudar as camas e á sexta limpava as casas de banho e o primeiro andar, depois ao sábado só tinha de terminar de limpar o rés-do-chão que era só limpar o pó da sala, aspirar e arrumar a cozinha e claro tratar do resto da roupa.
Como o sábado é também o dia que a minha filhota tem dança por vezes aproveito essa hora fazer algumas compras da semana como frutas,legumes, etc.
Eu sou muito metódica a arrumar, normalmente começo pelas casas de banho e tenho um balde com todos os produtos necessários para a sua limpeza, a seguir despejo os baldes do lixo e cestos da roupa e no fim limpo os espelhos e o chão e deixo secar, faço isso nas 3 casas de banho e assim ficam logo as 3 prontas.
Depois passo para os quartos e faço as camas, limpo o pó e no fim aspiro o andar todo e assim o primeiro andar fica pronto, vou aspirando as escadas e quando chego ao rés-do-chão que tem a sala em open-space limpo o pó e aspiro tudo incluído a cozinha que depois só preciso de limpar os armários e chão e assim fica tudo pronto sem andar de um lado para o outro. 
As roupas como aderi ao Bi-horário de fim-de-semana vou pondo a lavar durante o dia de sábado e pondo a secar conforme a máquina acabe de lavar. Optei por fazer assim porque como acordo muito cedo à semana se puser roupa a lavar à noite ainda vou ter de acordar mais cedo ou então só ponho a lavar peças grandes e rápidas de por a secar como lençois, toalhas e gangas.
Se tiver bem disposta e com energia a casa fica arrumada rapidinho. O meu marido pouco ajuda nas limpezas de fim-de-semana porque normalmente trabalha ou então acaba por ter de fazer uns trabalhinhos lá em casa tipo, garagem para arrumar, carros para lavar, relva para cortar, há sempre coisas para fazer.
Como esta semana que passou teve a montar a pérgula que fez no terraço hoje anda a dar um jeitinho nos muros para depois pintar.
E vocês como se organizam nas vossas limpezas?!....
Bjs
Betty

Sem comentários:

Enviar um comentário