terça-feira, 17 de abril de 2012

Pó de Feijão e Sopa de Feijão Frade e Agrião - Poupança


Sei que tenho andado um pouco calma demais em relação ao meu cantinho aqui mas apesar de gostar muito dele tenho andado cansada, sem insparação para post (apesar de ter alguns que quero fazer).
Ontem ao final do dia tinha programado fazer uma sopa de feijão frade com agrião pois no domingo quando fui às compras aproveitei um saquinho de agrião lavado a 50% por aproximação do fim da validade.

Primeiro passo foi moer o feijão que tinha lá em casa e po-lo em frasquinhos que tinha guardado para essa função e assim evitaria ter de moer sempre que preciso de fazer a sopa, aproveitei e fiz logo o mesmo para o feijão vermelho e agora vou ver se compro o grão de bico e o feijão branco ( as etiquetas e os frascos já estão à espera). Esta dica aprendi num curso que fui assistir da Bimby mas tenho a certeza que também dá para fazer no método tradicional. Como o feijão é moido seco não precisamos de por tanto na sopa basta cerca de 70/80gr. 


A receita é muito simples vou deixar aqui para fazerem:
1 cebola média
2 dentes de alho
40gr de azeite
80gr de pó de feijão frade
2 nabos pequenos
2 courgete média
1 saquinha de agriões ou um molhinho
1 caldo de legumes ou 1 colher de sopa de sal

A cebola, os alhos e o azeite 5 seg./vel5. e depois 5min./100º/vel1.
500 gr de água e o pó de feijão 10seg./vel4. Os nabos e as courgetes aos bocados, o caldo e acrescenta-se a àgua até ao máximo de 2 litros. Coloque os agriões na varoma e programe 25 min/varoma/vel.1.
Depois de terminado o tempo relar os ingredientes do copo durante 1 minuto alternando entre a velocidade 3 à 7. Juntar os agriões da varoma e servir. Esta foi acompanhada de uma fatia de quiche e uma peça de fruta para terminar.

Bjs
Betty



5 comentários:

  1. Olá, eu também costumo fazer o mesmo, mas pulverizo o feijão ou o grão na altura em q vou fazer a sopa,gostei desta dica dos fraquinhos, ficaram muito giros os teus...acho que vou "copiar". bjos**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está à vontade. Por isso mesmo é que partilho.
      Bjs
      Betty

      Eliminar
  2. Betty explica lá a mim como farias para moer o feijão seco sem bimby, sou mesmo uma naba, mas sinceramente nada me ocorre :(
    E como a Bimby ainda não veio mudar cá para casa a tua ideia deixou-me mesmo entusiasmada, mas como poderei eu fazer isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana podes picar o feijão no robot de cozinha ou na 1,2,3 e depois quando fores por a cozer a sopa pões 4 a 5 colheres de sopa do pó.
      Bjs
      Betty

      Eliminar
  3. Betty
    Que ideia fantástica não imaginava que moer o feijão seco rendia mais.
    Fantástica sim senhora:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar